Pimentão e morango estão entre os alimentos com maior nível de contaminação

Conhecidos por serem capazes de controlar pragas que atacam lavouras, mas também por aumentarem o risco de desenvolvimento de câncer, problemas neurológicos e malformação fetal, os agrotóxicos deixam resíduos em quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dentre tais alimentos destacam-se o pimentão, o morango, o pepino e o alface por apresentarem mais de 50% de contaminação por resíduos de agrotóxicos.

Um meio eficaz de diminuir os resíduos de agrotóxicos dos vegetais a serem consumidos é a lavagem com esponja e detergente neutro. Quanto às verduras, suas folhas mais externas devem ser eliminadas; já as frutas de casca fina devem ser lavadas em água corrente, enxaguadas e descascadas para evitar o consumo excessivo destas substâncias.

Agrotóxicos e o risco de câncer
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Anvisa analisou 2488 amostras de 18 tipos de alimentos em 25 Estados e no DF. São Paulo não participou do levantamento.

 Por Laís Amaral Mais

Link para a notícia:

http://cup-id.com/lista-da-anvisa-dos-alimentos-com-maior-nivel-de-contaminacao/