Parceiros da Copa do Mundo 2014: Chocolates Garoto®

Parceiros da Copa do Mundo - Chocolate Garoto

Mundialmente, a indústria de chocolates tem um faturamento anual de aproximadamente US$ 60 bilhões. O nosso país é o quarto maior produtor desta guloseima e, nos últimos dez anos, o aumento de seu consumo foi de 11% ao ano. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008-2009, os chocolates representam 36,6% do consumo de alimentos fora do lar dos brasileiros.

Na teoria, este crescimento não seria um dado preocupante, já que o chocolate é nutritivo e fonte de energia, vitaminas, minerais e substâncias funcionais. Estes benefícios, porém, encontram-se nos chocolates derivados essencialmente do cacau, e naqueles que apresentam mais de 70% do fruto em sua composição. Entretanto, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os produtos encontrados no mercado podem apresentar apenas 25% de um composto sólido com cacau e ser considerado chocolate. Associado ao acréscimo de quantidades muito elevadas de açúcares, gordura vegetal e conservantes, a fim de aumentar sua palatabilidade e durabilidade, os chocolates encontrados à venda possuem baixo valor nutricional. 

Uma unidade do chocolate Batom®, que possui 16g, tem como principal ingrediente o açúcar, representando 75% de sua composição; já a quantidade de gorduras totais é de 31% e as quantidades de proteínas e fibras alimentares são insignificantes. A partir desta análise, observa-se que não há benefícios nutricionais neste produto, fato preocupante, uma vez que, em janeiro de 2013, a Garoto® fechou patrocínio com a Federation Internationale de Football Association (FIFA) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o chocolate oficial da Copa do Mundo 2014. 

Para o evento, a marca investe no lançamento de um chocolate com formato da taça da Copa do Mundo, bem como de produtos com embalagens personalizadas. Além disso, conta com promoções que tem como condição para a participação a compra de seus diversos produtos. Indo além das novidades e embalagens, a música oficial da marca “Torcida Garoto”, é cantada por Michel Teló e Claudia Leitte, cantores populares em nosso país. 

Parceiros da Copa do Mundo - Chocolate Garoto

Por seu investimento de R$200 milhões em mídia, redes sociais e desenvolvimento de produtos, a Garoto® se tornou um dos parceiros do evento e atinge mais de 9,5 milhões de fãs em sua página no Facebook®.

Estudos mostram que apenas 30 segundos de exposição à propaganda televisiva são capazes de influenciar a escolha de um produto, contribuindo para a mudança dos hábitos alimentares e para o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, como é o caso dos chocolates da marca.

O crescimento da venda destes produtos contribui para o surgimento da obesidade, diabetes e outras doenças crônicas, que representam 2/3 das mortes no mundo, sendo que 12% da população mundial é considerada obesa. A partir desses dados, contar com uma marca de chocolate rico em açúcar e gordura como patrocinador oficial da Copa do Mundo, com a finalidade de promover seus produtos e atingir crianças e adultos de todas as nacionalidades, é fornecer à população subsídio para a obesidade mundial.

 

Por: Bruna Diniz, Juliana Saracho, Laís Amaral e Sarah Warkentin