Acordo britânico visa a redução do açúcar em alimentos industrializados

O açúcar é uma das principais causas de obesidade e também aumenta o risco de Diabetes tipo 2. A fim de reverter a epidemia das doenças crônicas não transmissíveis, especialistas britânicos se uniram e criaram a campanha Action Sugar. O objetivo é pressionar governo e indústria para que seja realizada uma redução de até 30% no açúcar de alimentos e bebidas industrializadas.

alimentos industrializados
www.revolution-pts.com

Tal redução seria equivalente a uma diminuição de pelo menos 100 calorias diárias nas dietas dos britânicos e, apesar de significativa, não seria notada por meio do paladar dos consumidores dos produtos.

Como é sabido, o açúcar é um componente encontrado nos alimentos, mas que não tem valor nutricional. Este fato vai de encontro com o discurso propagado pelas indústrias de alimentos, que aponta que, para emagrecer é preciso cortar calorias, e não necessariamente o açúcar, que também é uma forma de carboidrato.

Graham McGregor, professor de medicina cardiovascular no Instituto Wolfson de Medicina Preventiva e presidente do grupo disse: "Este é um plano simples que dá condições de concorrência equitativas para a indústria de alimentos, e deve ser adotada pelo Ministério da Saúde para reduzir os enormes e completamente desnecessários montantes de açúcar que a indústria de alimentos e refrigerantes está adicionando aos nossos alimentos".

Apesar deste discurso, é notória a influência que o marketing contra os maus hábitos alimentares vem ganhando atualmente. O acordo já tem 38 empresas envolvidas, entre elas a Coca-Cola, que já diminuiu o nível de açúcar em pelo menos 30% em algumas de suas marcas de refrigerantes. Para o bem da população mundial, esperamos que mais empresas alimentícias entrem na dança!

Agora é esperar para ver se o público tem poder para triunfar sobre o lobby da indústria alimentícia com o governo.

Por Laís Amaral e Ana Poblacion

Links para a notícia:

http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1038

http://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/health-news/sugar-is-the-new-tobacco-cuts-to-amounts-hidden-in-food-could-halt-obesity-epidemic-claim-doctors-9047785.html