As dietas da moda: o que funciona?

dieta saudavel

Os médicos gêmeos Alexander e Chris Van Tulleken decidiram vivenciar dois tipos de cardápios extremamente restritivos. Enquanto Alex retirou totalmente o carboidrato, tendo liberada a ingestão de proteínas e gorduras; Chris restringiu parcialmente a gordura, limitando-se a ingerir alimentos que continham menos de 2% de gordura em sua composição e tendo liberados carboidratos e proteínas.

A experiência consista em anular quaisquer interferências externas para que a dieta fosse a única a manifestar elementos positivos ou negativos sobre seus organismos. Para tanto, eliminaram a influência genética – por serem gêmeos, e praticaram atividade física de forma semelhante.

Os resultados mostraram claramente danos à saúde dos irmãos: Alex, que cortou carboidratos, relatou cansaço endêmico, e Chris, que diminuiu gorduras em quantidades extremas, aumentou seu nível de açúcar no sangue. Na balança, Alex perdeu mais peso do que Chris, mas ambos perderam qualidade de vida.

Qualidade de vida se dá na combinação de uma dieta saudável contendo todos os nutrientes e exercício físico. “Segundo Alex e Chris, a dica é: evite, ao máximo, as comidas processadas, que funcionam como uma "bomba viciante" e cujos efeitos para o corpo são devastadores”.

Vale à pena registrar que não se trata de evidência científica, mas de relato de natureza qualitativa em uma iniciativa bem conduzida que reforça o que já se sabe a partir de evidências clínicoepidemiológicas em estudos bem controlados com tamanhos amostrais adequados.

Por Ana Paula Poblacion

Leia mais:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/02/140131_gemeos_dieta_acucar_ou_gordura_lgb.shtml