Campanha Del Valle Kapo 2014

bebidas industrializadas

A bebida industrializada Del Valle Kapo®, da marca Coca-Cola®, é um produto direcionado a crianças, que utiliza cores e desenhos nas embalagens como forma de apelo a este tipo de público. No ano de 2014, a marca decidiu direcionar suas propagandas televisivas às mães.

O comercial se passa na casa de apresentadoras de TV e mães de crianças em idades pré-escolar e escolar. Estas mulheres iniciam a propaganda falando sobre seus filhos – e nesse momento, mostram fotos deles – e sobre a dificuldade em fazer com que eles comam frutas. Diante deste desafio, cada uma apresenta uma estratégia diferente para estimular o consumo de frutas por parte das crianças. Nesta cena, é possível observar uma das características mais encontradas nas estratégias de marketing: o uso do apelo afetivo. Além do produto, está sendo vendido um estilo de vida, uma relação entre pessoas, somados aos sentimentos e desejos destas mães materializados na imagem das apresentadoras.

O marketing, além de estabelecer um meio de comunicação entre produto e consumidor, estuda também a influência de elementos que o atraem, seja consciente ou inconscientemente. Dessa forma, na maior parte do tempo, as mães estão atrás de uma mesa, onde se encontra uma cesta repleta de frutas e embalagens de todos os sabores de Del Valle Kapo®. Por meio desta imagem, nota-se que a propaganda tem como objetivo mostrar que há uma relação entre as frutas e o suco.

Ao final do comercial, uma frase, sendo dita pela apresentadora, aparece na tela: “Seu filho vai curtir as frutas com Del Valle Kapo®. O segredo é carinho”. Além do slogan da marca relacionando-a com carinho, a frase indica que o consumo do produto é o caminho mais fácil para obter a solução para a dificuldade de fazer crianças consumirem frutas.

Informacoes nutricionais da bebida industrializada Del Valle Kapo

A peça publicitária induz o consumidor a acreditar que existem semelhanças nutricionais entre Del Valle Kapo® e as frutas. Porém, de acordo com as informações nutricionais presentes no rótulo do produto, o suco fornece mais que o dobro de calorias e quase o triplo de carboidratos do que o morango in natura. Além disso, não apresenta quantidades significativas de fibras e fornece aproximadamente sete vezes menos vitamina C do que a fruta, o que revela o pobre valor nutricional do produto.

É importante ressaltar também que a quantidade de açúcar presente no suco Del Valle Kapo® é maior que a quantidade de suco de morango, o que pode ser notado pela ordem de aparecimento dos ingredientes na embalagem.

Estes fatos revelam-se bastante preocupantes, uma vez que o consumo excessivo de açúcares, assim como a diminuição da prática de atividade física e do consumo de frutas, verduras e legumes, associado ao maior tempo gasto em frente à TV, internet e videogame, estão relacionados ao excesso de peso e obesidade em crianças.

É verdade que os sucos de caixinha ajudam na otimização do tempo na cozinha e podem ser levados para qualquer lugar. Mas compará-lo implicitamente a algo saudável, como faz a indústria de alimentos, é desconsiderar a inteligência do consumidor.

Por: Bruna Diniz, Juliana Saracho, Laís Amaral e Sarah Warkentin.