O uso de mídia por crianças e adolescentes

criança-vídeo game

De acordo com a pesquisa de representatividade nacional "Zero to Eight: Children's Media Use in America", realizada nos Estados Unidos (EUA) pelo grupo Common Sense Media, 72% das crianças menores de 8 anos já usaram aparelhos para realizar alguma atividade relacionada às mídias, como jogos, vídeos ou uso de aplicativos. Destas crianças, 17% o fazem diariamente.

Com base em informações como estas, a American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda em documento oficial que os pais façam um plano de uso de mídia para suas famílias, considerando a quantidade de horas, a qualidade do que é assistido ou acessado, quando e onde. O ato de utilizar mídias como televisão ou computador durante as refeições ou ter este tipo de aparelho no quarto da criança é contraindicado, assim como manter crianças menores de 2 anos em contato com qualquer tipo de mídia e crianças maiores de 2 anos por mais de 2 horas diárias em frente à tela.

Victor Strasburger, professor de pediatria da University of New Mexico e co-autor do documento da AAP, relata que os pais não sabem como lidar com o uso de mídia pelas crianças. "Elas estão passando mais tempo utilizando mídias do que na escola. Elas estão passando mais tempo utilizando mídias do que em qualquer outra atividade, fora o sono".

Segundo a AAP, em média, as crianças entre 8 e 10 anos gastam 8 horas por dia utilizando mídias, enquanto crianças mais velhas e adolescentes gastam 11 horas diárias. Além disso, 71% das crianças tem televisão no quarto e 50% tem videogame, o que faz com que as horas de uso destes aparelhos aumentem.

É sabido que o uso excessivo de mídia está associado à obesidade, poucas horas de sono, problemas de aprendizagem, agressão, entre outros. Por isso, é necessário que os pais monitorem que tipo de mídia seus filhos estão utilizando e ensinem a eles como utilizar a mídia para o bem, como por exemplo, assistindo filmes.

Por Laís Amaral

Link para a notícia:

http://www.usatoday.com/story/news/nation/2013/10/28/media-use-children-tv-computers/3195675/

Link para a pesquisa:

http://www.commonsensemedia.org/about-us/news/press-releases/common-sense-media-research-documents-media-use-among-infants-toddlers-