O que é estresse do cuidador?

O estresse do cuidador pode ser definido como o efeito adverso que o ato de cuidar de alguém pode provocar no aspecto emocional, social, financeiro, físico e espiritual do cuidador. O aumento das doenças crônicas e a longevidade da população vêm expandindo o número de idosos com incapacidades o que faz com que aumente também a quantidade de cuidadores de destes indivíduos.

Estes cuidadores são expostos a diversos fatores que podem causar sofrimento como a alta demanda física, sobrecarga emocional em conviver com o doente, falta de tempo para o autocuidado, pois, em geral, negligenciam sua saúde para cuidar do outro, isolamento social, privação de sono, entre outros.

Atualmente o perfil de cuidadores que encontramos são mulheres, cuidadoras de um familiar e que não recebem remuneração pelo trabalho. Por ser natural acreditar que as mulheres devem assumir este papel de cuidar, muitas vezes o estresse gerado por este trabalho não é valorizado e deixa assim de ser identificado por familiares. Além disso, avaliar a saúde e bem estar dos cuidadores não faz parte da rotina dos profissionais da saúde fazendo com que estes indivíduos mantenham-se sem apoio.

Fonte da imagem

Para prevenir o estresse do cuidador é importante que o cuidado seja dividido com outras pessoas, seja um familiar ou um cuidador formal. Além disto, é necessário que o cuidador tenha atividades de lazer e preste atenção também em sua saúde realizando exames e consultas de rotina, buscando ter uma alimentação saudável e praticando atividade física regularmente.

Autoria Claudia Sales e Mariany Abreu

Leia mais aqui.