1º de outubro: Dia Internacional da Pessoa Idosa

O primeiro dia do mês de outubro é dedicado à celebração da pessoa idosa. Estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 14 de dezembro de 1990, a data comemorativa foi adotada no Brasil somente no ano de 2006, conforme estabelecido pela Lei 11.433. A data tem como objetivo trazer a reflexão a respeito do envelhecer e todas as suas implicações. Esta fase da vida, por vezes subjugada como apenas o fim da trajetória, pede nosso olhar atento em todas as dimensões que a envolvem, promovendo uma visão biopsicossocial da pessoa idosa.

Fonte da imagem

A transição demográfica, descrita como a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, diminuição da taxa de natalidade e consequentemente crescimento da população idosa, vem sendo considerado uma das grandes preocupações do século 21. Sabe-se que a velhice aproxima-se de todos de maneira igual, entretanto, a forma de vivenciá-la é única para cada indivíduo, seja por fatores intrínsecos à pessoa ou como consequência do ambiente que se está inserido. Tornar esses fatores cada vez mais semelhantes para todos é o nosso principal desafio. Ressaltando-se temas como cuidados de saúde de melhor qualidade, aumento de espaços para convivência inter-geracionais, auxílio no cuidado de idosos mais debilitados e promoção dos direitos da pessoa idosa, onde as mudanças se fazem mais necessárias.

O Portal Estilo de Vida Saudável tem trazidos alguns desses importantes pontos em alguns assuntos como: o estatuto do idoso, acometimentos comuns à saúde do idoso e cuidados específicos à faixa etária. Assim como qualidade de vida, depressão e sexualidade na terceira idade, temas que demonstram quão complexa é esta fase da vida, devendo ser vista com cuidado por familiares e profissionais da saúde. Para ler as matérias, visite a sessão sobre gerontologia.

Que esse 1º de outubro possa suscitar a discussão a respeito do envelhecimento que almejamos, e o qual estamos promovendo aos idosos hoje. Feliz dia do idoso!

 

Autoria: Claudia Sales e Mariany Abreu