Dieta balanceada (para pessoas com idade de 4 anos ou mais)

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Pessoas diferentes necessitam de diferentes quantidades de comida. A quantidade de comida necessária por dia dos quatro grupos de alimentos depende da idade, do tamanho corporal, do nível de atividade física, do sexo e do fato de estar grávida ou amamentando. A tabela a seguir apresenta o número de porções mínimo e máximo de cada um dos grupos. Por exemplo, crianças podem escolher o número menor de porções, ao passo que adolescentes do sexo masculino podem optar por um número maior de porções. Para a maioria das pessoas, o número intermediário será suficiente.

Grupo Alimentar

Grãos e cereais

Frutas e vegetais

Derivados do leite

Carnes e semelhantes

Outros Alimentos

 

Escolha, com maior freqüência, grãos integrais e produtos enriquecidos.

Escolha, com maior freqüência, vegetais verde-escuros e alaranjados.

Escolha produtos com baixo conteúdo de gordura.

Escolha, com maior freqüência, carnes magras, aves e peixes, assim como ervilhas, feijão e lentilha.

Outros alimentos que não estão em nenhum dos grupos apresentam altos teores de gordura e calorias, e devem ser usados com moderação.

Porções recomendadas por dia

5-12

5-10

Crianças (4-9 anos) 2-3 Jovens (10-16 anos) 3-4 Adultos 2-4 Grávidas e amamentando 3-4

2-3

0

-Essa tabela é mantida visando preservar a uniformidade do instrumento utilizado. Os pesquisadores têm clareza de que são informações desnecessárias para nutricionistas.