Lançamento do Nutrient Profile Model

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Publicidade infantil

Foi publicado pela Organização Mundial da Saúde - OMS, no ultimo dia 19 de Fevereiro, um instrumento capaz de identificar propagandas de alimentos com excesso de açúcar, gordura e sal.


Em toda a União Europeia, as crianças ainda são regularmente expostas a  propagandas que promovem alimentos e bebidas ricos em calorias, gorduras saturadas e trans, açúcar e sal. Apesar dos progressos realizados em alguns países, a ação do governo para restringir essa comercialização permanece abaixo do ideal. Uma das razões para isso é o desafio de identificar alimentos cuja comercialização deve ser restrita, seja na TV, na Internet, em outdoors ou qualquer meio de comunicação. O primeiro passo no desenvolvimento de políticas e programas públicos para restringir o marketing infantil é estabelecer critérios com o objetivo de se identificar tais alimentos e bebidas. Com esta meta, a OMS na Europa desenvolveu O Nutrient Profile Model, para que assim países possam adaptar e classificar os alimentos veiculados para crianças.

O instrumento foi desenvolvido com base nos modelos da Dinamarca e Noruega,  que já são usados ​​para restringir a comercialização de alimentos para crianças . As autoridades de saúde desenvolveram o modelo norueguês, enquanto que o modelo dinamarquês foi desenvolvido pelo Fórum de Comunicação de Marketing Responsável de Alimentos (uma associação comercial), mas com posterior aprovação para uso pelo Governo dinamarquês.

A partir de agora, os países serão capazes de usar o modelo da OMS na versão original ou após adaptação às suas realidades, para desenvolver e implementar políticas para restringir o marketing de alimentos para crianças de duas maneiras:

- Identificar os alimentos não devem ser comercializados para as crianças; ou

- Para monitorar a extensão e natureza do marketing de alimentos.

 tabela nutrientes x alimento

O instrumento pode ser baixado gratuitamente no site abaixo! Agora fica a pergunta: Será que vamos ter um avanço como este aqui no Brasil em breve?

Leia mais http://www.euro.who.int/en/media-centre/sections/press-releases/2015/who-launches-tool-to-help-countries-reduce-marketing-of-foods-with-too-much-fat,-sugar-and-salt-to-children

 

Texto por Sarah Warkentin