A publicidade infantil como tema de discussão nacional na proposta de redação do Enem 2014

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Em meio às discussões da crise da falta d’agua no Sudeste brasileiro, jogos da Copa do Mundo no Brasil, manifestações populares em prol do fim da corrupção na política, e a corrida presidencial, ninguém esperava que o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano fosse a publicidade infantil. Mesmo após a aprovação da resolução da Conanda (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) que considera abusiva toda e qualquer publicidade dirigida ao público infantil, o tema de redação pegou os candidatos de surpresa.

Na proposta de redação da prova, realizada no dia 09/11, foram apresentados três textos a fim de subsidiar a produção textual dos candidatos. O texto 1, de caráter jornalístico, discutia a proibição da publicidade no Brasil, já o texto 2 se tratava de um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo, e por fim o texto 3 que se dirigia a criança como um futuro consumidor e, portanto, com direito de escolha.

Mapa publicidade crianças no mundo ENEM

A seleção deste tema soma-se na luta contra a publicidade abusiva direcionada às crianças, uma vez que fez com que mais de 8,7 milhões de jovens brasileiros – e futuros pais e profissionais - refletissem sobre o assunto, que já é amplamente discutido nos meios acadêmicos e em ONGs pelo Brasil afora.

Esperamos que este importante passo, que mostra a preocupação do MEC (Ministério da Educação), em direção ao fim do abuso publicitário com foco nas crianças e adolescentes, atinja as rodas de discussão, não só de profissionais da área e meios acadêmicos, mas também as famílias, as escolas, e que tome cada vez mais espaço nas politicas publicas brasileiras.

 

Por Laís Amaral Mais e Sarah Warkentin

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http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2014/11/tema-da-redacao-do-enem-sobre-publicidade-infantil-no-brasil.html