Campanha Brasil que Dá Gosto, lançada pelo MDS, incentiva consumo de arroz e feijão

  • Imprimir

alimentacao saudavel

A meta é estimular a população a consumir alimentos saudáveis, tradicionais da cultura brasileira

Com a campanha Brasil que Dá Gosto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove a educação alimentar e nutricional, orienta a população sobre os benefícios nutricionais do arroz com feijão e incentiva o consumo de produtos que valorizam a cultura nacional. O objetivo é valorizar alimentos saudáveis e resgatar o consumo da conhecida dupla arroz e feijão.

A campanha foi divulgada em canais da TV aberta e em 77 emissoras de rádio AM e FM, entre os dias 1 e 15 de dezembro de 2008.

O arroz e o feijão foram escolhidos para protagonizar essa campanha porque pesquisas apontam que, nos últimos 30 anos o brasileiro diversificou sua alimentação, mas reduziu o consumo de gêneros tradicionais como arroz, feijão, batata e pão. A aquisição de arroz polido teve queda de 46% e o feijão de 37%. Por outro lado, o consumo de industrializados e congelados aumentou muito. Este quadro resultou em alto consumo de gorduras, principalmente de origem animal, de açúcar e alimentos refinados e baixo consumo de carboidratos complexos e fibras.

Além disso, a combinação do arroz com o feijão fornece proteínas completas, tão boas quanto as de origem animal, especialmente se forem consumidos na proporção 2:1.

O MDS pretende abordar, a cada ano, um tema sobre educação alimentar, a fim de fornecer orientações para que a família brasileira conheça melhor os alimentos e escolha com consciência o que levar à mesa.

Confira o Boletim de Rádio – “Campanha mostra os benefícios de consumir arroz com feijão”: AUDIO - ALIMENTAÇÃO-SAUDÁVEL.mp3

Texto elaborado por: Giovana Longo e Maysa Helena Toloni