Parceiros da Copa do Mundo: Coca-Cola®

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Os dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008/2009 mostram que a média de consumo individual de refrigerante na população brasileira é de aproximadamente 100mL/dia. O consumo desta bebida associada ao de sucos industrializados consegue superar a mediana da ingestão diária de frutas, verduras e legumes, de 41,4g e 27,7g respectivamente, para o sexo masculino, e 61,9g e 30,7g, respectivamente, para o sexo feminino.

No Brasil, o refrigerante é considerado o segundo principal marcador de alimentação não saudável, perdendo apenas para os biscoitos recheados e, por apresentar alto teor de açúcar, contribui para dietas de alto valor energético.

E por que um alimento tão maléfico à saúde representa um consumo tão frequente no mundo todo?

Por apresentar uma diversidade de serviços, é fácil notar que o grande truque da empresa Coca-Cola® é a estratégia publicitária massiva, por meio de diversos meios de comunicação como a televisão, a internet e o rádio, que participam cada vez mais do cotidiano das pessoas. A publicidade e a divulgação de promoções, prêmios e distribuição de brindes é um fator que interfere significativamente no aumento do consumo alimentar do produto divulgado.

parceiros da Copa do Mundo 2014, a Coca-Cola®

Como um dos parceiros da Copa do Mundo 2014, a Coca-Cola® criou diversas promoções relacionadas ao evento. No site da marca, além de promoções, informações e tira-dúvidas sobre os produtos, há uma rádio online, espaço para posts e aplicativos para celular. O hit desse ano, a música “Todo Mundo”, trilha sonora da Copa do Mundo 2014, conta com uma propaganda do evento com participação da cantora Gaby Amarantos e do grupo Monobloco.

Com o consumo exagerado deste tipo de bebida, os profissionais da saúde encontram o desafio de lutar contra a atual situação nutricional e de saúde da população. O risco de sobrepeso e obesidade e o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) aumentam à medida que a população cresce e envelhece, tornando-se uma grande responsabilidade para a sociedade, tanto em nível econômico quanto em nível da saúde pública.

parceiros da Copa do Mundo 2014, a Coca-Cola®

Além disso, a marca Coca-Cola® aposta na ideia de que qualquer bebida hidrata, incluindo as que contem cafeína e são gaseificadas. Mas que comparação mais inadequada e insensata seria essa? A publicidade ainda orienta o estilo de vida saudável e prática de atividade física junto com o consumo da bebida, fazendo com que associemos o refrigerante a algo saudável e nutricionalmente adequado.

Abra a felicidade! Uma felicidade, que em 200mL oferece 85Kcal de energia proveniente do açúcar. Uma felicidade que, quando consumida de forma excessiva e continuada, contribui para o aumento de peso e para um estilo de vida não saudável, acessível desde as 250mL até os 3L. E já que a própria marca aconselha: Leve uma vida equilibrada... Mas deixe a Coca-Cola® longe da sua rotina diária e da sua felicidade.

Por: Bruna Diniz, Juliana Saracho, Laís Amaral Mais e Sarah Warkentin