Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão

Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão

Durante o mês de setembro o Portal Estilo de vida saudável divulgou algumas informações a respeito da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. 

Além do preocupante aumento no número de casos no Brasil e no mundo, o tema ainda é considerado tabu, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, o que justifica e reforça a necessidade da campanha “Setembro Amarelo”.

Em cerca de 97% dos casos, o suicídio é um marcador do sofrimento psíquico ou de transtornos psiquiátricos. Dentre os transtornos atrelados ao problema, a esquizofrenia, o alcoolismo e a depressão são os mais frequentes, sendo esta o de maior prevalência.

Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo e há estimativas de que no ano de 2030, entre todas as doenças, ela será a mais comum. Existem tratamentos efetivos, porém menos da metade dos que sofrem do transtorno recebem qualquer tipo de tratamento.

O conteúdo que hoje compartilhamos é uma animação educativa criada pela OMS. O vídeo “Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão” tem como objetivo ajudar a compreender o que verdadeiramente implica a depressão para as pessoas que a enfrentam. A mensagem deixada pelo curta-metragem é de que “não importa quão ruim a sua vida esteja, tomar os passos certos e conversar com as pessoas certas fazem os dias de cão passarem”. Não deixem de assistir!

Confiram os outros conteúdos do nosso Portal sobre o tema:  

Setembro Amarelo - Depressão não é sinônimo de tristeza

Suicídio – um problema silenciado

Autoria: Fabrícia Ramos de Freitas