O consumo de bebidas açucaradas está ligado a risco aumentado de câncer de endométrio

Bebidas açucaradas

A associação entre o consumo de bebidas açucaradas e o desenvolvimento de diabetes tipo 2 já havia sido encontrada em estudos anteriores. Entretanto, em pesquisa publicada recentemente no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention foi encontrada a ligação entre este tipo de bebida e o risco aumentado de câncer de endométrio em mulheres na pós-menopausa.

O estudo foi iniciado em 1986, com a participação de 23.039 mulheres com idade média de 62 anos, a partir do preenchimento de um questionário sobre estilo de vida, histórico médico e dieta. Em 2010, houve o registro de 595 casos de câncer de endométrio, sendo 506 do tipo 1 e 89 do tipo 2, forma mais grave da doença.

Dentre os achados do estudo, teve destaque o risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de 74% para as mulheres que consumiam mais bebidas açucaradas, quando comparadas àquelas que consumiam menos. Este fato provavelmente se dá pelas oscilações nos níveis de glicose sanguínea causadas pelo consumo elevado deste tipo de bebida, o que pode influenciar no aparecimento do câncer.

Bebidas acucaradas - cancer

Por Por Laís Amaral

Link para a notícia:

http://well.blogs.nytimes.com/2013/12/02/sugary-drinks-tied-to-endometrial-cancer-risk/?_r=0